Monday, October 30, 2006

Paradise Now - Paraíso, Agora ***

Este filme independente tem a sua pertinência como veículo manisfestação contra qualquer violência em nome de pretensas causas, estejam estas ligadas à religião ou a um ideal. Embora não se tratando declaradamente de um filme político, este filme visa focar o confronto Israelo-Palestiniano, confronto que é melhor caracterizado pelo que advém dele, a morte inglória. Sendo assim, o cineasta palestiniano optou por demonstrar o quão ridiculo é o suposto martírio pela causa religião e o quão humanas são as pessoas que o cometem. Este lado é naturalmente o lado mais imparcial de olhar para esta questão, demonstrando assim como a inscrição extrema de uma posição de força obriga a uma resposta extrema do lado oposto.
Sendo este conflito um assunto especialmente triste, era fácil fazer um filme que chocassse ao espectador, tratando a violência de forma crua, violentando e dramatizando. Contudo, o cineasta palestiniano foge a este cliché conseguindo tornar a sua obra num bom exercício de cinema acerca de relações humanas, sem dúvida, o tópico maior deste filme. Consegue através da mestria com que fabrica inúmeros pormenores relacionais , algo que humaniza as personagens através das flutuações entre drama e comédia, em suma, a vida de todos nós.
Como pormenor especialmente interessante, pela sua leveza e quase imperceptibilidade, há uma clara sátira religiosa à igreja católica e aos momentos que antecederam a morte de Jesus Cristo, criando a analogia de que este terá sido o primeiro grande mártir religioso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home