Monday, October 16, 2006

Clerks 2**

O filme de Kevin Smith deve ser visto por uma razão. Essa razão reverte para os pequenos trechos em que o cineasta/argumentista dá largas ao seu fabuloso humor desprovido de qualquer bom gosto e etiqueta, características base dos seus diálogos.
Quando Kevin Smith cria personagens baseadas nos diálogos e não tanto numa necessidade de enredo, o resultado é excelente. Um pouco ao jeito da série Seinfeld, Kevin Smith é génio a escrever sobre os nadas. Nesse sentido, Kevin Smith, nunca poderá vir a ser mais do que um pensador sobre o lado aparentemente mais fútil da vida. Um lado mais engraçado, genial e humano, tal como em Seinfeld.
Se nas primeiras obras (Mallrats e Clerks), esse descomplexo era patente, já em Dogma, Jersey Girl e neste Clerks 2, o cineasta opta por se forçar a uma história, retirando-se da beleza do seu nada. Tudo o que Kevin Smith faz melhor está patente na sua obra mais leve, Jay and Silent Bob contra-atacam, um filme absolutamente genial, neste tipo de comédia, e que não procura ter um enredo. Baseia-se na mais pura estupidez e nas fabulosas criações humoríticas que advêm dela, quando bem explorada.
O filme agora no cinema, Clerks 2, dá-nos dois momentos desses. O primeiro alusivo a uma extraordinária discussão sobre a saga Star Wars e a triologia do Senhor dos Aneis. E a segunda, de uma cena de sexo com animais.
Este filme é, sem dúvida, para pessoas com estômago forte e descomplexadas. Há, no entanto, que lhe retirar toda a "palha" pseudo-séria para usufruir de alguns (poucos) diálogos geniais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home